Em seu portal lançado recentemente, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) enfatiza que desde a fundação da entidade, em 1957, “mantém atividades regulares e ininterruptas no treinamento, ensino e formação do médico especialista em Neurocirurgia, seguindo protocolos e padrões que a colocam entre as melhores do mundo, conforme reconhece a WFNS – World Federation of Neurosurgery.”
É muito importante que a população tenha clareza sobre como é a formação dos especialistas e saiba para que tipo de procedimentos estamos habilitados.
A formação do neurocirurgião é longa e cumpre rigorosos protocolos e padrões internacionais, preparando o profissional para atuar nas demandas relacionadas às doenças neurológicas de tratamentos cirúrgicos, bem como em situações que envolvam traumatismos cranianos e raquimedulares.
Conforme enfatiza o site da SBN, seguindo o “WFSN Guidelines for Neurosurgical Resident Education and Graduate Training Programs”, a formação do especialista inclui:
1. Treinamento em cinco anos em serviço reconhecido por entidade Nacional;
2. Avaliação oral e/ou escrita, preferentemente anual;
3. Programas de treinamento conforme protocolos definidos;
4. Conhecimentos básicos multidisciplinares em Neurologia, Neuropatologia, Neurorradiologia e Neurociências básicas, incluindo a Neuroanatomia, Neurofisiologia e Neurofarmacologia.
Hoje, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia está colocada entre as maiores sociedades neurocirúrgicas do mundo, sendo considerada como uma das melhores formadoras de especialistas.